sexta-feira, julho 24, 2015

Especiarias e dicas econômicas

Ótimas para darem sabor à comida, sem precisar adicionar um monte de sal ou óleo. As especiarias derivam das raízes, cascas, botões e frutos das plantas, já as ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Merecem destaque especial na cozinha, servindo como decoração e até mesmo remédio.


Algumas dicas para você utilizar seus temperos e nunca mais deixar estragar na geladeira, ou que passem da data de validade:

  1. Um bom planejamento semanal do seu menu evitará desperdício. Procure fazer duas refeições no mínimo, para que possa utilizar as mesmas ervas como: manjericão, salsa, sálvia e etc.
  2. Para que as ervas frescas durem um pouquinho mais, enrole os caules em papel toalha e armazene-as dentro de um saco plástico, na geladeira.
  3. Deixe-as à vista para não esquecer de usá-las.
  4. O congelamento ajuda a preservá-las e facilita a utilização de cada porção de tempero. Ex.: pique a salsinha e coloque em um saquinho zip, ou na bandeja de cubos de gelo, com um pouco de água. Uma vez congelado, retire os cubos e coloque-os também num saco plástico dentro do freezer.
  5. As ervas secas geralmente são mais baratas que as frescas, e duram por mais tempo. Quando puder e a receita usar uma pequena quantidade de ervas, é mais econômico usar as secas.
  6. As ervas secas não gostam de umidade nem de calor, por isso guarde-as longe do fogão, da luz solar e fora da geladeira.
  7. Prefira as especiarias vendidas à granel e compre apenas a quantidade que irá usar.
  8. Fazer uma misturinha com as ervas secas é uma boa medida de economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário